Uesc terá mais 48 professores e 18 técnicos administrativos

Após a reunião do governador Jerônimo Rodrigues com os reitores das universidades estaduais baianas, na última sexta-feira, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Alessandro Fernandes de Santana, informou que a instituição contará com mais 48 professores e 18 servidores técnicos administrativos.

A medida foi comunicada nesta segunda-feira, dia 9, à diretoria da Associação dos Docentes da Uesc (Adusc), durante reunião realizada na Reitoria. Conforme o reitor, a autorização pelo governador do Estado permite que sejam convocados novos 18 professores e 18 servidores (16 técnicos e 2 analistas) aprovados no último concurso. Os 30 professores restantes serão admitidos após processo seletivo (Reda).

Na opinião do reitor Alessandro Fernandes, a reunião mantida com o governador Jerônimo Rodrigues foi “respeitosa e muito positiva em atenção à solicitação do Fórum de Reitores. O governador qualificou ainda mais a reunião com a presença de vários secretários de Estado e ampliou a agenda do diálogo para viabilizar outras reivindicações de interesse dos professores universitários e do movimento estudantil”. Na oportunidade o reitor reforçou a necessidade de mudanças no programa de bolsas Mais Futuro que beneficia a permanência de discentes de baixa renda na Universidade.

Além dos reitores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Adriana Marmori, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Luis Otávio Magalhães,  e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, participaram da reunião os titulares da Casa Civil, Afonso Florence; da Educação, Adélia Pinheiro; da Administração, Edelvino Goés; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, além de outros gestores estaduais.

O reitor da Uesc salienta que, além dos novos a serem convocados, na atual gestão já foram convocados 49 professores efetivos mediante o concurso público para docentes, objeto do Edital -044/2022. “Temos feito esforços para suprir as demandas que se apresentam na nossa realidade, no sentido de garantir a competência institucional da Uesc e relevância do nosso fazer acadêmico e na área da pesquisa científica”, ressalta Fernandes.